As atividades da Olimpíada de Língua Portuguesa (Escrevendo o Futuro) – Poetas da escola, foram realizadas com turmas do 5º Ano Vespertino do Ensino Fundamental.
O trabalho desenvolvido com a turma apresentou resultados interessantes e diversos. Trabalhar a poesia como instrumento criativo e inovador fez com que nos deparássemos com pequenos artistas que, sensibilizados com o tema abordado, puderam expressar suas idéias de forma sistemática, respeitando as etapas trabalhadas e incluindo o seu tempero em cada linha produzida. As crianças trazem receios em relação à poesia, pois lêem e conhecem autores que escrevem para suas idades, mas imaginar-se produzindo textos à altura foi uma barreira que tivemos que ultrapassar.
A partir do momento em que lemos os poemas (isso aconteceu com as poesias que os alunos trouxeram para a sala de aula, vindos de uma pesquisa sobre o que a comunidade lê), tivemos que desvendar os significados de palavras e de contextos. Essa etapa foi um pouco difícil, porque a maioria das poesias trazidas era dirigida ao público adulto. As poesias eram selecionadas de acordo com o maior interesse dos alunos. Elas permitiram que focássemos os temas, os contextos e os significados de cada uma.
À medida que as crianças começaram a ler outros poemas, e a discutir as etapas que cada um contemplava, o encorajamento no exercício da produção própria iniciou-se com muita emoção e sentimentos, que escritos, davam as qualidades para objetos e animais escolhidos. Outro aspecto percebido como importante foi a melodia que deveria estar inserida em cada verso.
Era gostoso e divertido, após cada produção finalizada, ler e rever o que poderia estar melhor arranjado e ainda as idéias e sugestões do grupo que entusiasmava a quem estivesse escutando e esperando um quê que poderia dar mais graça a cada produção.
Assistimos e escutamos as poesias via cd-room, o que permitiu ouvir a sonorização de cada poema lido. Isso ajudou na realização da produção individual.
O processo final do projeto deu-se pela produção de uma poesia com o tema “O lugar onde vivo”. O poema que melhor trabalhava as características já discutidas foi escolhido por uma comissão julgadora (funcionários da escola). Todas as poesias desenvolvidas pelos alunos estão socializadas através de um livro digital.
Professora Rosânia Cristine Mebs
Confira o belo trabalho :
5 comentários:
Eu achei bem interessante esse trabalho da minha turma.Vou sentir muita saudade desse 5 ano e dessa turma super criativa!
Ágata Corrêa Sell
Olá,parabéns pelas poesias
todas são muitas legais e interessantes!
Gostei muito de trabalhar com vocês.
Maria Eduarda do Rosario Porto:*
Parabéns , todas as poesias estavam ótimas , bem escritas e com ótimas ideias e rimas!
Parabéns , todas as poesias estavam ótimas , bem escritas e com ótimas ideias e rimas!
Carolina Cominato e Sabrina Pinheiro comentam:
Otimo, tivemos muita criatividade e trabalho, mas valeu a pena!
Show!!!!!
bjãoo
Postar um comentário