Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SEMANA DO TRÂNSITO - DE 18 A 25 DE SETEMBRO

A maior parte de nossos alunos faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, as atividades que desenvolvemos veio atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Comemoramos a Semana do Trânsito com atividades desenvolvidas na Sala Informatizada. Primeiramente os alunos dos 4º Anos,(3ª Séries) A,B e C ,leram a história do site Turma da Mônica : Educação no Trânsito, não tem idade, e logo após refletimos sobre o assunto. Os alunos criaram no TUXPAINT desenhos relacionados ao tema:
Confira abaixo:

Game originado de: SITEDEGAMES.COM
:


Atravessando a Rua

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Palestra com FONOAUDIÓLOGA_17 de setembro

É muito comum entre a classe de professores, apresentarem problemas de voz, rouquidão, garganta seca e casos de afastamento de sala de aula, quando os sintomas se agravam , por isso , a prefeitura municipal de Joinville desenvolve o programa de SAUDE VOCAL criado pela fonoaudióloga ,Juliana Cemin ,mestra em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e especialização em Linguagem (CFFa.) e Voz (UFSC).
A fonoaudióloga ministra palestras para os professores esclarecendo-os para uso correto da voz em sala de aula ,ensinando técnicas que auxiliam a diminuir os problemas,pois, afinal a voz é imprescindível para o professor, não é mesmo!

Palestra sobre DISLEXIA

No dia 17 de setembro também tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre DISLEXIA com a psicopedagoga Josiméri Gomes, tema este muito importante para o dia-a-dia em sala de aula com os alunos , pois se diagnosticado o problema , pais e professores poderão ser orientados para melhorar o desempenho do aluno, aplicando métodos diferenciados que ajudarão o disléxio no seu convívio escolar.

Josimeri Gomes atende na CLINÍCA INTEGRADA SINAPSE . Telefones para contato: 34270001 / 34270022
email : josisinapse@yahoo.com.br

DISLEXIA - Entender o seu significado é algo complexo e instigante. Em seu significado literal dislexia trata-se de um distúrbio de aprendizagem entre inúmeros outros.

Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.

Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.

Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.


Para saber mais acesse os sites abaixo:

www.dislexia.org.br
www.tdah.org.br
www.hiperatividade.com.br
http://www6.ufrgs.br/prodah
http://www.mentalhelp.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Culminânica do Folclore

Muitas ciências e disciplinas e artes estão intensamente ligadas ao Folclore, e, assim, a escola , os alunos dos 2º Anos A, profª Carla e 2º Ano B,profª Silvania (1ª Séries) serviram-se, como excelente meio de transmissão de conhecimentos.
A sua maior aplicação é no setor de Linguagem oral e escrita, com a amplitude dos contos, nos objetivos éticos, morais e estéticos a serem por meio deles atingidos.
Vamos verificar as atividades realizadas por nossos aluninhos.Quanto empenho professoras,parabéns!
...A Criança é conduzida a um mundo de fantasias, no qual o espírito repousa e se encanta.
Cantigas de roda / Dramatização 2ºA
O conto é um veiculo educativo, usado nas mais antigas civilizações e do mesmo modo entre os povos naturais, para realce dos feitos dos seus heróis e das virtudes de seus antepassados.
A lenda de Mani- 2ºB
Os provérbios, que representam uma condensação de sabedoria, as adivinhas, que são testes de conhecimentos, as parlendas, os jogos , os brinquedos , recreiam, estimulam as relações sociais e reafirmam a unidade grupal.
ADIVINHAS - 2ºA